Exame Neuropsicológico

A SERPCRAZ – Serviços para sua saúde e bem estar – é especialista na aplicação do exame neuropsicológico atuando nos bairros Cambuci, Higienópolis, Itaquera, Penha, Pinheiros e Santana em São Paulo, e, também nos municípios de Osasco, Guarulhos e Santo André na grande São Paulo, além de Campinas e São Vicente, atendendo diversos convênios médicos.

O Exame Neuropsicológico é uma análise detalhada e objetiva das principais funções mentais: atenção, raciocínio lógico, linguagem, memória, percepção visual, planejamento, raciocínio aritmético, através de testes, questionários e inventários aplicados por profissionais experientes nesta técnica.

A avaliação neuropsicológica são testes que investigam as funções cognitivas (conhecimentos complexos) e práticas (atividade motora fina) das pessoas, para esclarecer os distúrbios de atenção, memória e sensopercepção, além de desalinhamentos cognitivos específicos como gnosias, abstração, capacidade de raciocínio, cálculo e planejamento, bem como seus diagnósticos diferenciais.

Seu objetivo é apoiar médicos neurocirurgiões, psiquiatras, psicólogos ou fonoaudiólogos entender melhor as funções mentais “normais” comparados aos sintomas apresentados pelo paciente devidos a temas como desatenção, esquecimento ou problemas de cognição.

Os resultados do exame podem permitir obter detalhes dos sintomas de um problema já conhecido ou mesmo diagnosticado anteriormente.  Ele pode ser aplicado, por exemplo, em qualquer indivíduo que sofreu traumatismo craniano e apresentaram sintomas de déficit de atenção, memória ou mesmo mudança de comportamento, como também em pessoas que tiveram acidentes vasculares cerebrais (derrames), ou que passaram por neurocirurgias, processos de intoxicações graves, alcoolismo, uso prolongado de drogas, afogamentos, dentre outros. Os resultados, quando analisados juntamente com as reclamações do paciente ou dos familiares, apoiam o diagnóstico e na comparação com outras patologias similares entre si, conhecido como diagnóstico diferencial. O resultado também pode nortear indicações terapêuticas medicamentosas e de reabilitação, com técnicas específicas aplicadas a distúrbios como:  déficit de atenção com ou sem hiperatividade associada, déficits cognitivos, distúrbios mentais ou demências (isquêmica por multi-infartos, Alzheimer e outras), depressão ou epilepsia.

Ele pode ser solicitado também para situações legais a fim de documentar o estado mental de um individuo, onde podem ser avaliadas senilidade, retardo mental, sequelas lesões cerebrais, a fim de determinar qual tipo de interdição será recomendada ao indivíduo. E outros casos, seu objetivo é documentar o estado mental preservado, para que se possa assegurar a validade de um testamento ou qualquer outro documento legal, por exemplos.

O exame pode ser aplicado em qualquer indivíduo a partir dos 5 anos de idade e os resultados informará de modo quantitativo e qualitativo várias funções mentais, permitindo conhecer o “perfil” do paciente, segundo o esperado para cada faixa etária, nível socioeconômico e escolaridade.

Agende seu exame