Nutrição Clínica

A SERPCRAZ – Serviços para sua saúde e bem estar – é também uma clínica de nutrição atuando nos bairros Higienópolis, Itaquera, Penha, Pinheiros e Santana em São Paulo, e, também nos municípios de Osasco, Guarulhos e Santo André na grande São Paulo, além de Campinas e São Vicente, atendendo diversos convênios médicos.

A efetuar uma consulta clínica de nutrição o indivíduo fará uma a avaliação completa objetivando a elaboração de um plano alimentar personalizado.

A consulta com um nutricionista pode ser feita por qualquer indivíduo que queira melhorar a qualidade de sua alimentação: crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes, esportistas, ou pessoas que apresentem transtornos alimentares, obesidade, vegetarianos, casos de pós-operatório de cirurgia bariátrica, diabéticos, portadores de câncer, desnutridos, dislipidemias, casos de doenças inflamatórias intestinais, insuficiência cardíaca, insuficiência hepática, síndrome do intestino curto, hipertensão arterial, gastrite, celíacos e insuficiência renal.

Os serviços da consulta clínica nutricional incluem as seguintes etapas

  • Avaliação alimentar: aplicação de questionário (anamnese alimentar) a fim de conhecer hábitos alimentares, horários, locais de alimentação, assim como as preferências ou restrições alimentares.
  • Avaliação clínica: consiste em variadas perguntas buscando o histórico de doenças do paciente e de sua família, bem como o uso de medicamentos e seus exames laboratoriais.
  • Avaliação do gasto energético: seu objetivo é conhecer a rotina de atividades diárias e informações sobre a prática de exercícios. A partir destes dados é possível calcular o metabolismo basal e o gasto energético diário do paciente.
  • Estabelecimento de metas e objetivos: o paciente nos informa quais são suas principais metas e objetivos do trabalho nutricional.
  • Reeducação alimentar: o nutricionista orienta o paciente a respeito dos principais aspectos da sua alimentação e inicia a Reeducação Alimentar, processo que será acompanhado até que o objetivo se cumpra. Ela consiste em três etapas: abandonar gradualmente os hábitos alimentares indesejáveis, manter as condutas saudáveis e incorporar, aos poucos, novos comportamentos alimentares.
  • Elaboração do plano alimentar personalizado: todas as consultas incluem uma orientação alimentar individual somada à organização de horários. Dispõe ainda a montagem de composições nutricionais abordando alimentos permitidos, produtos que podem ser consumidos em abundância e noções de hidratação. Este plano estará focado na obtenção dos objetivos e metas do paciente, levando-se em consideração também sua idade, gostos, preferências, condição fisiológica e econômica.

Em alguns casos, realizamos atendimentos domiciliares. Consulte-nos.