Terapia do Adolescente

A SERPCRAZ – Serviços para sua saúde e bem estar – é uma clínica de terapia para adolescentes com psicólogos atuando nos bairros Cambuci, Higienópolis, Itaquera, Penha, Pinheiros e Santana em São Paulo, e, também nos municípios de Osasco, Guarulhos e Santo André na grande São Paulo, além de Campinas e São Vicente, atendendo diversos convênios médicos.

Na adolescência, ocorre uma grande fase de transição e mudança no ser humano, onde quase tudo se renova, se transforma. Os corpos, gestos, pensamentos, emoções, desejos, direitos e responsabilidades mudam. É uma etapa de profunda mudança onde a infância dá lugar a uma nova identidade, marcada por novas experiências e experimentações, questionamentos, sonhos, ousadias, vitórias internas e externas, que podem determinar a nova maneira de se apresentar e de estar no mundo.

É na adolescência que ocorre o estabelecimento de novos relacionamentos fora do ambiente familiar, marcada pela expressão da individualidade: amigos, namoros, alianças ou grupos que possibilitem compartilhar a forma de ver o mundo, normalmente distinta da forma que os pais o veem. Tudo isto acontece no indivíduo com o intuito de desenhar os primeiros traços de sua personalidade adulta e marcar sua singularidade. É o momento em que o ser humano testa novas experiências afim de encontrar sua identidade pessoal.

Este momento é marcado por exposição ao risco, coragem, rebeldia, transgressão, experimentação de substâncias químicas viciantes como drogas, tabaco ou álcool, algumas vezes experimentação do sexo e estas são situações que muitas vezes proporcionam reflexões profundas nos pais por não saber como administrar sem interferir de forma proibitiva na boa formação da personalidade do adolescente. Cabe à família a orientação das atitudes do adolescente para estabelecer a consciência entre o que é saudável e o que é patológico. Nesse período muito delicado e ainda de formação da personalidade, o acompanhamento ou orientação de um psicólogo apoiará os pais na formação psicológica e social do adolescente.

Por isto se faz fundamental o enfrentamento dos famosos conflitos de gerações, e através do respeito e orientação compartilhar esse caminho com eles, sem deixar de focar no respeito e na busca por identidade única e liberdade tão presente nesta época.

Ao efetuar a terapia com adolescentes, gera-se um espaço “neutro”, onde um terapeuta psicólogo devidamente habilitado poderá ouvir o adolescente, em um ambiente de respeito onde ele possa se expressar de forma livre sobre suas dúvidas, angústias, vontades, sonhos, fobias e realizações, encontrando possíveis respostas sobre os temas que ambientam essa fase da vida. É um momento de reflexão e de mudanças, onde sentir-se acompanhado possibilita o amadurecimento e desenvolvimento pessoal.

Agende sua consulta.