Orientação Profissional e Vocacional

A SERPCRAZ – Serviços para sua saúde e bem estar – é especialista em orientação profissional e vocacional atendendo nos bairros Cambuci, Higienópolis, Itaquera, Penha, Pinheiros e Santana em São Paulo, e, também nos municípios de Osasco, Guarulhos e Santo André na grande São Paulo, além de Campinas e São Vicente.

A Orientação Profissional tem o objetivo de ajudar as pessoas no momento de escolher ou redefinir sua profissão. Ela apoia a decisão de alunos do Ensino Fundamental e Médio na escolha da Universidade, como também adultos que não estão insatisfeitos com a profissão e pretendem redirecionar-se para uma nova carreira  ou ainda os que pretendem conciliar duas ou mais profissões.

A orientação vocacional auxilia o indivíduo a ser mais assertivo, realista e integrado na escolha profissional, deixando de lado os estímulos midiáticos, as pressões familiares ou as cobranças e expectativas sociais, como também abrindo mão das ilusões e fantasias sobre as profissões. O psicólogo devidamente habilitado auxiliará no sentido de responder as seguintes perguntas:

  • No que posso me realizar profissionalmente?
  • Será que estou fazendo a escolha certa?
  • Que profissão encaixa no meu perfil de personalidade?

A orientação vocacional e profissional é um grande exercício para se detectar gostos, preferências e também habilidades mentais, motoras, cognitivas e emocionais do indivíduo.

Ela é realizada em duas partes:

1) AUTOCONHECIMENTO

Dentro do módulo de autoconhecimento são abordados os influenciadores ou inspiradores da escolha profissional: família, professores, parentes, amigos, vizinhos, personalidades e ídolos. Também são abordados temas de gostos e preferências sobre disciplinas escolares, analisada a classe social e econômica, sondado o mercado de trabalho, e são debatidos temas importantes para o indivíduo como sonhos, fantasias, expectativas, religião, modismos, status social, concorrência no vestibular, etc.

Também é efetuada uma analise sobre as características individuais e a personalidade, onde são abordados temas como: habilidades, limitações físicas e emocionais, gostos e preferências, valores, temperamento, saúde, criatividade, impulsos, euforia, hábitos, inteligência, alegria, etc.

2) ANÁLISE PROFISSIONAL

São estudadas as características dos cursos universitários ou das profissões escolhidas com foco nos seguintes itens: habilidades requeridas, segmento de mercado, benefícios, desvantagens, condições de empregabilidade do mercado de trabalho para aquela área, oportunidades de carreira, políticas governamentais, restrições, incentivos, etc.

Durante o processo de orientação vocacional, o psicólogo devidamente habilitado aplicará exames e análises de personalidade e de autoconhecimento que objetivam revelar o funcionamento do processador cerebral e emocional do indivíduo, afim de descobrir suas motivações mais profundas. A pessoa poderá identificar seus verdadeiros desejos, abrindo mão de comportamentos ou pensamentos que o afastam de vocação e descobrir como focar nela, a fim de encontrar um destino mais harmônico.

Os benefícios da ORIENTAÇÃO VOCACIONAL:

  • Detectar ilusões a respeito de profissões e cursos;
  • Identificar as motivações inconscientes.
  • Identificar e conscientizar a pressão de pais, amigos, familiares e sociedade.
  • Tomar conhecimento a respeito da manipulação existente no mercado de educação presente em “feiras de profissões”, onde o marketing persuade o estudante a escolher uma determinada profissão da moda ou dos sonhos.
  • Ter conhecimento realista do mercado de trabalho profissional.
  • Identificar vocações, habilidades e capacidades.
  • Efetuar o planejamento de sua carreira.
  • Minimizar ou eliminar a evasão escolar (trancamento de matrícula ou desistência de cursos).
  • Evitar escolhas profissionais ou universitárias equivocadas que levem ao descontentamento do indivíduo.

Agende sua consulta