Orientação aos Pais

A SERPCRAZ – Serviços para sua saúde e bem estar – é uma clínica especialista em orientação aos pais, cujos filhos estão em terapia infantil, com psicólogos atuando nos bairros Cambuci, Higienópolis, Itaquera Penha, Pinheiros e Santana em São Paulo, e, também nos municípios de Osasco, Guarulhos e Santo André na grande São Paulo, além de Campinas e São Vicente, atendendo diversos convênios médicos.

O principal objetivo da sessão de orientação aos pais, é aconselhar uma maneira mais adequada dos pais lidarem com seus filhos, respeitando suas singularidades.

A Orientação de Pais é um dos métodos mais importantes da Terapia Comportamental Infantil para apoiar crianças e pais, podendo acontecer paralelamente à terapia infantil ou até mesmo como método único de orientação ou ao mesmo tempo da terapia infantil. Muitas pesquisas foram conduzidas em universidades ao redor do mundo, desde os anos 70, comprovando que a orientação de pais é eficaz para propiciar a mudança do comportamento dos filhos. Suas premissas são:

No papel de responsáveis pela criança, que não autonomia, exercem uma influência prática: determinando a rotina, as permissões, as proibições, etc.

Os pais são o principal modelo comportamental da criança.

O que os pais efetuam com seus filhos ou na presença deles influencia muito na formação da personalidade da criança e na promoção de seu desenvolvimento.

Por outro lado, a criança, especialmente as mais novas, possuem dificuldade em compreender suas inquietações ou pouco poder de análise sobre o que está ocorrendo. Esse é um dos pontos em que a psicoterapia infantil se difere da Psicoterapia individual com adultos ou adolescentes, por isto é fundamental os pais participarem do tratamento. O Psicoterapeuta infantil desenvolverá em conjunto com os pais, as melhores maneiras de lidar com seu filho, proporcionando o aperfeiçoamento do seu desenvolvimento a curto e a longo prazo.

As sessões de Orientação de Pais podem ser realizadas somente com os pais ou também com a participação da criança. Nas sessões somente com pais são orientadas técnicas a ser implementadas em casa, entre as sessões, a fim de se observar os resultados. Quando a criança está presente, o Psicoterapeuta Comportamental Infantil orienta os pais técnicas incentivando a aplicação “ao vivo” durante a própria sessão.

Em alguns casos as crianças apresentam dificuldades escolares e neste caso existe a modalidade de Consultoria Escolar, na qual a escola também é orientada sobre como lidar com a criança.

A Orientação de Pais é realizada para os mais diversos transtornos psicológicos infantis:
  • Transtorno Opositor-Desafiante
  • Depressão
  • Transtorno de Conduta
  • Ansiedade
  • Fobia Social
  • Transtorno Bipolar
  • Transtorno de Déficit de Atenção

A Orientação de Pais é fundamental no tratamento dos problemas de comportamento infantil, pois o envolvimento dos pais potencializa os resultados tratamento, e muitas vezes é fator determinante de sua eficácia.

Em alguns casos, realizamos atendimentos domiciliares. Consulte-nos.