Psicologia e Psicoterapia

A SERPCRAZ – Serviços para sua saúde e bem estar – é uma clínica especializada em terapia com psicólogos atuando nos bairros Cambuci, Higienópolis, Itaquera, Penha, Pinheiros e Santana em São Paulo, e, também nos municípios de Osasco, Guarulhos e Santo André na grande São Paulo, além de Campinas e São Vicente, atendendo diversos convênios médicos.

A Psicoterapia é um processo de autoconhecimento.

A palavra Terapia é originária da Grécia de “therapeia-as” e “therapeúein” cujos significados são: servir, honrar, assistir, cuidar e tratar. Ela é exercida por psicólogos, profissionais da área de saúde, devidamente treinados e habilitados a estimular o indivíduo a curar sua psique.

É um recurso que ajuda a lidar e atenuar o sofrimento humano decorrente de crises pessoais, transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos, crises existenciais, estados de sofrimento, conflitos interpessoais, crises profissionais, desentendimentos familiares, crises conjugais, distúrbios emocionais refletidos no próprio corpo em forma de doenças ou limitações físicas, fobias, medos, crises de pânico, depressão, timidez, baixa autoestima, lutos, sofrimento em virtude de violência física e/ou moral, dificuldades de aprendizado e escolares, insônia,  transtorno dissociativo, anorexia, estresse pós traumático, transtornos psicológicos (borderline, esquizóide, paranóide) ou dificuldades nas mudanças de fases de vida (puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa e envelhecimento), dentre tantas manifestações da psique humana.

O trabalho psicoterapêutico é baseado na escuta clínica dos problemas, conflitos e angústias do paciente, buscando o diálogo no qual está em perspectiva a condição existencial e as possibilidades de desenvolvimento, assim como eventuais dificuldades de planejamento e construção de projetos individuais.

Através do diálogo franco e aberto com o Psicólogo Clínico, é possível nomear e ressignificar, se necessário, as experiências vividas, propiciando ao paciente a apropriação de suas escolhas e de sua experiência, revivendo novos sentidos, quebrando crenças culturais e familiares e promovendo sua autonomia.  Ao ter a experiência ampliada de si mesmo, o indivíduo compreende e atua de forma mais lúcida e responsável sobre suas as próprias angústias, problemas e situações consideradas limite ou aprisionadoras.

Assim, a psicoterapia estimula o equilíbrio psíquico, físico, mental, emocional, espiritual e social do indivíduo, apoiando-o para que ele alcance harmonia e equilíbrio.

Apesar da similaridade humana todo indivíduo é único. Por isso, cada processo de psicoterapia é singular e personalizado, possuindo ritmo, potenciais emocionais, físicos e intelectuais singulares. Sendo assim, os tratamentos psicoterápicos variam em tempo de duração e em metodologia.

O tratamento Psicológico Clínico gera mudanças intensas e profundas na forma e na qualidade da interação que o indivíduo estabelece com o mundo e consigo próprio. É indicado a qualquer pessoa que queira se conhecer e, aprofundando ou resolvendo suas questões pessoais.  É também um momento para o crescimento e amadurecimento do paciente, possibilitando criar intimidade consigo mesmo, estabelecendo diálogos construtivos e transformando padrões estereotipados de ação e reação, restabelecendo, desta forma, processo formativo e criativo singular.

A Psicoterapia também é indicada como tratamento complementar a pacientes com problemas psiquiátricos, usuários de medicamentos, para apoiar no processo de cura emocional, física, mental e espiritual do indivíduo, tornando sua vida mais harmoniosa, interessante e consciente.

A Psicoterapia ocupa hoje lugar de destaque na área da saúde, por trazer uma visão mais completa do ser humano.

Nossos objetivos

  • Diminuir os conflitos que interferem no dia a dia.
  • Possibilitar que o indivíduo entre em contato com suas dificuldades interiores e as elabore para uma melhor compreensão.
  • Estimular os pacientes a extravar sentimentos, evitando-se assim futuros desgastes que atinjam a saúde física.
  • E finalmente, entendendo-se que as doenças tem relação direta com manifestações emocionais, proporcionar, através do atendimento psicológico, o não agravamento de doenças e principalmente que se equilibre sintomas ou ansiedades.

Benefícios da Psicoterapia

• O desenvolvimento do autogerenciamento, aprendendo a dialogar com suas emoções e a harmonizar os estados emocionais negativos, adquirindo maior autonomia.
• A habilidade de auto-observação e autorreflexão.
• A capacidade de sair dos padrões estereotipados e criar novos diálogos internos, ampliando a forma de compreender e conduzir a própria vida
• A melhoria da comunicação interpessoais através da empatia (colocar-se no lugar do outro) obtendo maior entendimento, assertividade e resolução de conflitos.
• Ampliação da resiliência psicológica (aumento da tolerância e criatividade nas dificuldades.
• E através do amadurecimento psicológico obter a melhoria da saúde integral: física, emocional, psicológica e espiritual, reduzindo reações psicossomáticas no corpo.

Abordagens Teóricas

Há diversas escolas teóricas na Psicologia, cuja diversidade decorre tanto da complexidade do tema – a psique humana – como da origem e desenvolvimento da Psicologia a partir da influência de diferentes ramos do conhecimento, da Filosofia, da Medicina, das Religiões, etc.