Terapia de Grupo
A SERPCRAZ – Serviços para sua saúde e bem estar – é uma clínica especializada em terapia com psicólogos atuando nos bairros de Higienópolis, Penha e Pinheiros atendendo diversos convênios médicos e pacientes particulares.
Esta modalidade de psicoterapia tem como maior diferencial à adaptação do indivíduo na vida em sociedade.
Ela é conduzida por um psicoterapeuta devidamente habilitado e é indicada para pessoas que compartilhem ao menos um dos sintomas abaixo:
- Ansiedade excessiva
- Depressão
- Crises no trabalho
- Conflitos familiares
- Problemas de relacionamento conjugal (por exemplo: infertilidade, parentalidade, infidelidade, sexualidade, monotonia, rotina etc)
- Stress
- Lutos (pais, irmãos, filhos ou amigos)
- Fobias e outros sintomas psiquiátricos
- Insegurança, baixa auto estima, timidez excessiva
- Problemas de identidade
- Problemas relacionados à orientação sexual
- Distúrbios de comportamento
- Excesso de agressividade
- Perturbações psicossomáticas diversas
- Problemas relacionados à integração em grupos sociais
- Dificuldades na intimidade ou sexualidade
- Adição a substâncias químicas
Muitos estudos constataram que a psicoterapia de grupo é eficiente para indivíduos que resistem a um tratamento individual e respondem positivamente ao tratamento em grupo.
Nesta modalidade a comunicação é ativada não somente através da expressão verbal, como também na não verbal (gestos, roupas, olhares) haja vista que os componentes estão sentados em círculo, observando-se mutuamente.
Muitos pacientes podem apresentar dificuldades na relação com o outro (família, trabalho, relação conjugal etc.). Em um ambiente de grupo, estes conflitos e dificuldades são facilmente recriados, (ou revivenciados no aqui e agora), fornecendo uma nova oportunidade de ressignificação e compreensão adaptada ao momento, promovendo a cura consciente.
A Psicoterapia de grupo é economicamente mais viável, haja vista que os custos podem ser compartilhados entre todos os componentes do grupo. Outra vantagem é a ampliação do potencial terapêutico graças a multiplicação de conhecimento dos próprios participantes, os fenômenos de espelhamento, os reconhecimentos, as gratificações, o enriquecimento de conteúdos e as diferentes perspectivas e percepções, aumentando o repertório de singularidade e também de diversidade do indivíduo.
Relativamente às regras, os membros do grupo devem ser desconhecidos entre si e não podem estar em contato fora das sessões. São expressamente proibidos contatos físicos durante as sessões e a verbalização é incentivada.
Este processo psicoterapêutico ajuda na estruturação de uma personalidade mais saudável e adaptada à vida em sociedade.
Pode ser complementado com acompanhamento farmacológico psiquiátrico, se necessário.