Terapia Infantil

A SERPCRAZ – Serviços para sua saúde e bem estar – é uma clínica de terapia infantil com psicólogos atuando nos bairros Cambuci, Higienópolis, Itaquera, Penha, Pinheiros e Santana em São Paulo, e, também nos municípios de Osasco, Guarulhos e Santo André na grande São Paulo, além de Campinas e São Vicente, atendendo diversos convênios médicos.

A Terapia Infantil se baseia na teoria ou abordagem da análise do comportamento, cuidando de crianças até os 12 anos que apresentem problemas comportamentais, dificuldades para expressar sentimentos ou pensamentos, bem como problemas em seu desenvolvimento.

No atendimento infantil são utilizadas técnicas que permite à criança se expressar e se comportar durante a própria sessão, onde ela é auxiliada a superar suas dificuldades. A sessão é efetuada com brincadeiras e atividades lúdicas, planejadas com cuidado e foco terapêutico.

Na medida que a criança amplia sua expressão verbal é possível utilizar também o diálogo terapêutico, semelhante à terapia individual.

Além da sessão de terapia infantil, o terapeuta efetua uma sessão com pais chamada de “Orientação de Pais“.  Essa orientação, em alguns casos, pode se estender à escola, quando se detecta que mudanças no manejo escolar poderiam contribuir com a eficácia do tratamento.  Em certas situações, a análise funcional que o terapeuta faz sobre a criança pode levar ainda a outros formatos da terapia, com a inclusão de irmãos ou dos pais na mesma sessão.

Alguns problemas frequentes em crianças que levam os pais a buscar a psicoterapia infantil

Irritabilidade

Choro excessivo

Dificuldade para aceitar regras e limites

Isolamento em casa ou na escola

Falta de habilidade para fazer amigos

Medos exagerados ou incompatíveis com a idade

Relacionamento conturbado com irmãos ou amigos

Recusa em ir à escola

Falta de autonomia para efetuar ações (muita insegurança)

Excesso de desprendimento e de comportamentos de risco

Agressividade

Ansiedade

Impulsividade e/ou excesso de agitação

Problemas com aprendizagem

Resistência do afastamento físico dos pais

Estes e outros problemas podem ser tratados por meio de Psicoterapia Comportamental Infantil.

Caso a criança apresente um destes problemas isto não é sinônimo de qualquer transtorno mental. O terapeuta infantil deverá avaliar cuidadosamente a criança nas sessões e, se necessário, solicitará apoio de outros profissionais da saúde (psiquiatra, fonoaudiólogo ou neuropsicólogo) para fazer um diagnóstico mais preciso.

Alguns diagnósticos psicológicos infantis são: Transtorno Opositor-Desafiante (TOD), Transtorno de Conduta, Transtorno do Apego Reativo, Enurese, Encoprese, Depressão, Ansiedade, Fobia Social, Transtorno Bipolar, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, dentre outros.

Finalmente a avaliação e o tratamento da criança devem levar em conta aspectos diversos, como o nível de desenvolvimento, o que é e o que não é esperado no comportamento da criança em função de sua idade, bem como os valores familiares relativos à criação da criança.

Em alguns casos, realizamos atendimentos domiciliares. Consulte-nos