Orientação Familiar ou Terapia de Família

A SERPCRAZ – Serviços para sua saúde e bem estar – é uma clínica especialista em terapia de família e orientação familiar com psicólogos nos bairros Cambuci, Higienópolis, Itaquera Penha, Pinheiros e Santana em São Paulo, e, também nos municípios de Osasco, Guarulhos e Santo André na grande São Paulo, além de Campinas e São Vicente, atendendo diversos convênios médicos.

O principal objetivo da terapia de família é incentivar por meio de contatos e orientações com todos os membros da família, a diminuição dos conflitos.

A Psicoterapia de Família normalmente é realizada com toda a família durante a mesma sessão. Ela é indicada quando a dinâmica da família está comprometida, causando sofrimento para seus membros. Durante a terapia, os pressupostos são de que todos os membros estão insatisfeitos ou infelizes com a relação familiar, porém desejam melhorá-la.

Podem ocorrer de problemas individuais de um dos componentes existir e eles não fazerem parte do contexto familiar. Neste caso uma terapia individual pode ser recomendável para ocorrer em paralelo.

Alguns sintomas de problemas de relacionamento familiar são os que seguem:

Inabilidade dos pais para colocarem limites sobre os filhos

Isolamento entre todos os membros (“cada um em seu canto”)

Irritabilidade e tensão na interação

Dificuldades para os membros da família se respeitarem

Tentativas de resolver o problema resultando em mais brigas e ressentimentos

O principal objetivo da Psicoterapia Familiar é apoiar na resolução de conflitos familiares, harmonizando o relacionamento e o clima familiar. Os conflitos são tratados durante a sessão, e então novas formas de se relacionar são experimentadas, bem como são testados seus efeitos positivos na família.

Em alguns casos, realizamos atendimentos domiciliares. Consulte-nos.