Fonoaudiologia

A SERPCRAZ – Serviços para sua saúde e bem estar – é também uma clínica de fonoaudiologia atuando nos bairros Cambuci, Higienópolis, Itaquera, Penha, Pinheiros e Santana em São Paulo, e, também nos municípios de Osasco, Guarulhos e Santo André na grande São Paulo, além de Campinas e São Vicente, atendendo diversos convênios médicos.

A Fonoaudiologia é uma área da saúde, onde um profissional devidamente habilitado, o fonoaudiólogo, ajuda seus pacientes a promover a melhoria através de terapias de habilitação e reabilitação em aspectos fonoaudiológicos como por exemplo: função auditiva periférica e central, função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.

CINCO ESPECIALIDADES SÃO RECONHECIDAS PELO CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA

Audiologia

É através da audição que se adquire a comunicação oral. Porém algumas doenças na gestação, doenças no ouvido, uso irregular de medicamentos e exposição a altos ruídos podem causar alterações na audição que consequentemente comprometem a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo.

Linguagem

É a área de atuação especialista na comunicação oral e escrita. Esta área é desenvolvida no individuo de forma gradual e contínua, desde a infância até a vida adulta. Indivíduos com incapacidade de comunicação (expressão e compreensão) podem ter dificuldades na sua integração social e profissional.

Motricidade

É a área onde o fonoaudiólogo habilita ou reabilita funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, propiciando melhores condições de vida e de comunicação.

Voz

Pode representar a identidade do indivíduo, pois expressa seus sentimentos. Ela é manifestada pelas pregas vocais e quando estas não funcionam adequadamente, a voz é alterada, podendo ficar rouca, abafada, soprosa, comprometendo o trabalho e a vida pessoal. O fonoaudiólogo previne, avalia e trata os problemas da voz falada (disfonias), cantada (disonias) e ainda aperfeiçoa os padrões vocais.

A área de fonoaudiologia trabalha no aperfeiçoamento da fala, da voz, audição, linguagem, escrita e funções de mastigação, deglutição, sucção e respiração. Seu objetivo é melhorar a qualidade na comunicação e expressão na vida do indivíduo, gerando maior qualidade de vida, melhoria da autoestima e da autonomia em distintas fases de sua vida:

  • Criança e adolescente: propiciando melhor adaptação e rendimento escolar e comportamental;
  • Adulto: melhorando a clareza da comunicação e consequentemente propiciando maiores possibilidades de interações sociais e laborais;
  • Idoso: melhorando sua autonomia e inserção na sociedade.

Em alguns casos, realizamos atendimentos domiciliares. Consulte-nos.

O atendimento clínico individual é focado para o tratamento de alterações de:

Linguagem Oral:  terapias que melhorem problemas fonoaudiólogos decorrentes de atrasos de linguagem, gagueira, dificuldades de pronúncias, como também consequências de patologias como: Afasias, Parkinson, Alzheimer, Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, Deficiência Mental ou Autismo.

Linguagem escrita e leitura: terapias que amenizem ou curem as dificuldades de leitura, escrita, produção e interpretação textual, melhorando a performance escolar e/ou profissional.

Voz:  terapias que amenizem ou curem as disfonias (alterações vocais) decorrentes de doenças diversas como: nódulos, cistos, pólipos ou fendas. O trabalho clínico aperfeiçoa a qualidade da voz para profissionais que a utilizem exaustivamente como ferramenta de trabalho como cantores, atores, dubladores, professores, palestrantes, atendentes de telemarketing, entre outros.

Mastigação e deglutição: trabalho focado em normalizar alterações de mastigação e deglutição decorrentes de desordens musculares, dentárias ou neurológicas.

Audição: terapia focada aos indivíduos que apresentem deficiência auditiva, objetivando melhorar a linguagem oral e escrita.