Psicoterapia na linha Psicossomática
A psicoterapia na linha psicossomática é uma área de estudo da psicologia que cuida da comunicação entre a mente e o corpo.
O corpo infelizmente adoece através das emoções psicológicas. A doença psicossomática se debruça sobre o seguinte ponto: o quanto a nossa mente influencia a nossa saúde corporal. Já a somatização é quando o indivíduo, de tão abalado psicologicamente, começa a manifestar sintomas e desiquilíbrios corporais, mesmo que após alguns exames clínicos nada se detecta. Nestes casos normalmente trata-se de sintomas psicológicos ou psiquiátricos.
Nos últimos anos, começou a circular entre a classe médica e a classe de psicoterapeutas o conhecimento de que nosso cérebro e nossa mente comandam nossa saúde. Isto nos causa a seguinte reflexão: assim como podemos influenciar negativamente nosso corpo, gerando doenças, podemos também, positivamente, apoiar nosso corpo a curar doenças. Sendo assim, nossa mente se torna uma poderosa solução de cura corporal.
Todas as vezes que adoecemos, trata-se de emoções sendo manifestadas em doenças?
Nossa visão é que não, porém muitos acreditam nesta ideia.
É sabido que muitos aspectos biológicos e fisiológicos de nosso corpo funcionam independentemente de comandos cerebrais: a respiração, os batimentos cardíacos, a circulação do sangue, tudo isto funciona sem comandos diretos mentais. Porém é comprovado que emoções como a raiva, o nervoso, a angústia, a tristeza, quando manifestadas de forma constante e exagerada, podem afetar o sistema imunológico do indivíduo. Sabemos que quando estamos abalados emocionalmente o corpo produz cortisol, um hormônio associado ao estresse. Quando descarregado de forma exagerada no corpo, o organismo pode se debilitar a ponto de adoecer.
Mas o que é afinal é a Somatização?
Nos referimos à somatização quando um indivíduo apresenta sintomas físicos de alguma doença e na realidade ela não existe: é de fundo emocional. Por exemplo, ao ter uma taquicardia, o indivíduo procura um médico imediatamente, os exames são efetuados e não há nenhum problema cardíaco. A taquicardia, por exemplo, pode ser um sintoma da síndrome do pânico. Isto é somatização.
Quando temos uma doença psicossomática?
Ao diagnosticar uma “doença psicossomática”, estamos manifestando que sua causa é psicológica. Comumente o indivíduo apresenta alterações clínicas diagnosticada por exames laboratoriais. Ou seja, o corpo manifestou doenças psicossomáticas. Trata-se de uma doença física, que pode ser tratada conjuntamente entre um psicólogo, que tratará dos aspectos psicológicos e emocionais e de um médico, que tratará dos sintomas físicos.
O que é a Hipocondria?
A hipocondria se manifesta nos indivíduos que por algum desajuste psicológico tem uma fobia forte a adoecer, manifestando muitas vezes sintomas por doenças, por tanto pensar obsessivamente sobre o tema. Socialmente e por ignorância da maioria das pessoas, infelizmente os portadores de hipocondria são julgados como pessoas que querem “ chamar a atenção”.
Como detectar que um indivíduo é Histérico?
O indivíduo histérico procura chamar a atenção para si. Neste tipo de transtorno de personalidade, o indivíduo precisa da atenção dos outros a ponto de adoecer para manifestar esta atenção. Desta forma, a pessoa inventa doenças, a fim de ser aceito e querido por seus parentes ou amigos, como uma forma de receber atenção dedicada.
O que é a Síndrome de Munchausen?
Muitos indivíduos tem compulsão por mentir sobre o estado de sua própria saúde. Esta compulsão é chamada de Síndrome de Munchausen. São indivíduos que sofrem de um distúrbio psiquiátrico a ponto de causar ou simular doenças em si próprio ou em seus parentes ou filhos.
O corpo também interfere na mente?
Indubitavelmente uma doença física causa sofrimento mental no paciente, além do sofrimento físico e biológico. Quando afastado muito tempo da sociedade, por exemplo, o indivíduo pode apresentar quadros de depressão, merecendo, além do acompanhamento médico, o tratamento psicoterapêutico.
Quais são as causas das doenças psicossomáticas?
Cada indivíduo manifestará características singulares, porém podemos citar alguns itens que podem causá-la: dificuldade de convívio social, ausência da manifestação de sentimentos, raiva, estados de tristeza profunda, fobias ou medos, dentre outros sentimentos e comportamentos que impactam no indivíduo como um todo, provocando doenças físicas.
Qual é o objetivo do sintoma físico?
Ao se manifestar no corpo físico, através de uma dor, por exemplo, o corpo dá um sinal de alerta ao indivíduo para que ele foque em si próprio. O corpo pode manifestar sofrimentos e emoções escondidas como problemas de relacionamento, insatisfação no trabalho, dentre outras situações.